Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

5 alimentos que podem prejudicar os seus dentes

Publicado em: 03/10/2017

Todos nós ouvimos na infância que ficaremos com cáries se comermos muitos doces. O problema é que o açúcar não é o único inimigo dos dentes e da saúde bucal. Na verdade, vários alimentos que consumimos diariamente podem ser prejudiciais aos nossos dentes, quando consumidos de forma exagerada.

            Separamos cinco alimentos que devem ser consumidos com cuidado, para que não se tornem inimigos do seu sorriso:

- Frutas cítricas:

            As frutas cítricas, como limão, laranja, tangerina e uva, podem ser amigas ou inimigas dos dentes. Tudo depende do quanto é consumido. Em quantidades moderadas, a acidez dessas frutas ajuda na produção de saliva, que ajuda no processo de mineralização dos dentes e na limpeza natural. Em grandes quantidades, os mesmos ácidos podem corroer o esmalte dos dentes, deixando-os mais propensos a cáries.

            Uma boa dica é de sempre beber um copo de água após consumir alguma fruta cítrica. A água irá diluir o que restou da fruta na boca, diminuindo o efeito corrosivo dos seus ácidos. Escovar os dentes também é imprescindível.

- Frutas desidratadas e/ou cristalizadas:

            As frutas secas, por não possuírem praticamente nenhuma água, grudam mais facilmente nos dentes, aumentando as chances de desenvolvimento de bactérias e cárie. Além disso, as frutas desidratadas e cristalizadas possuem uma concentração maior de açúcar, o que também aumenta as chances de desenvolvimento de cárie.

            Por isso, é muito importante que se escove corretamente os dentes após o consumo dessas frutas, para que não sobre nenhum resíduo colado no esmalte dos dentes.

- Café:

            Embora conhecido por muitos, é importante destacar que os pigmentos e corantes presentes dentro do café acumulam-se nos dentes, manchando-os. Embora as manchas possam ser removidas com profilaxias e clareamentos dentais, deve-se alertar sobre o uso excessivo de açúcar no café. O açúcar acumulado na boca aumenta as chances de desenvolvimento de cáries. Por isso, sempre prefira adoçar o seu café com adoçantes.

- Molho de tomate:

            Os molhos de tomate prontos podem ser grandes vilões da estética do seu sorriso. O molho é escuro e cheio de corantes, o que pode manchar os dentes. Além disso, a acidez do tomate deixa o esmalte dos dentes mais propício a desgastes, piorando a proteção dos dentes a cáries e bactérias, além de aumentar as chances do dente ficar manchado. Sempre prefira fazer o molho de tomate caseiro, além de lembrar de escovar os dentes corretamente após o consumo.

- Refrigerante:

            Os refrigerantes com e sem açúcares fazem mal à saúde dos dentes. Embora os refrigerantes sem açúcares não possuem os mesmos perigos de desenvolvimento de cáries, ambos costumam ter corantes em abundância e também geralmente são ácidos, aumentando as chances de aparecimento de manchas e danificando o esmalte dos dentes. Sempre prefira os sucos naturais aos refrigerantes, e escove bem os dentes depois do consumo.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube