Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

5 dicas para evitar o mau-hálito

Publicado em: 26/09/2017

  O mau hálito é um mau que tem várias causas e afetas várias pessoas. Em muitos casos, a escovação e higienização correta de toda a boca já é o suficiente para conter o bafo. Entretanto, alguns casos de halitose (nome dado pelos especialistas às condições que fazem a pessoa ter um hálito ruim) precisam de mais intervenções. Nós separamos cinco dicas para você evitar o mau hálito. Confira:

- Limpe corretamente toda a boca

            Parece óbvio, mas poucas pessoas fazem a higienização da boca de forma correta. Lembre-se sempre dessa ordem: passar o fio dental, escovar corretamente os dentes e a língua e utilizar o enxaguante bucal, terminando com um gargarejo. O fio dental retira resíduos de alimentos que ficam entre os dentes; a escovação, principalmente da língua, é importante para que as bactérias e restos de alimentos que ficam na boca sejam removidos; o enxaguante é importante para deixar o hálito fresco e para retirar as bactérias que ficam nas paredes da bochecha e no fundo da boca, onde a escova não alcança.

- Beba bastante água

            Além de fazer bem para a saúde, o consumo de bastante água durante todo o dia auxilia na produção de saliva, evitando o ressecamento da cavidade bucal, o que causa mau hálito.

- Coma regularmente

            Não fique muito tempo de barriga vazia. Após muito tempo em jejum, os sucos gástricos produzidos no estômago começam a soltar um cheiro desagradável, que fica na boca. Por isso, é bom para o seu hálito e para a sua saúde se você mantiver o hábito de comer a cada três horas.

- Tenha sempre um chiclete consigo

            Embora não substitua uma higienização profunda, os chicletes são uma boa alternativa para quem não teve tempo de escovar os dentes. Só que o chiclete precisa ser sem açúcar, ok? Os chicletes com açúcar só vão piorar o seu hálito, pois serão fonte de alimento para as bactérias da sua boca.

- Coma alimentos que limpam a boca

            Existem alguns alimentos que são amigos de um hálito fresco. Alimentos fibrosos como maçã, pepino e cenoura ajudam na limpeza e raspagem da placa de bactérias que fica nos dentes. Já alimentos cítricos, como laranja, limão e uva ajudam na produção de saliva e evitam a formação de saburra na língua.


 

FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube