Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

5 hábitos ruins para os dentes

Publicado em: 21/11/2017

Os dentes são companheiros para toda a vida. Usamos eles diariamente, independente do dia. É por esse motivo que eles necessitam de cuidados especiais. O problema é que uma higienização correta e regular da boca não é o suficiente para que os seus dentes estejam sempre fortes e bonitos, pois não é só a alimentação que influencia na saúde deles.

Muitas pessoas possuem hábitos diários que prejudicam a saúde e até a durabilidade dos dentes, mas não sabem disso. Por isso, listamos cinco hábitos que são ruins para a saúde do seu sorriso.

Roer as unhas

A mania comum de roer as unhas, geralmente levada como um sinal de ansiedade, pode ser prejudicial para a saúde da boca e a durabilidade dos dentes. Por um lado, nossas mãos estão sempre em contato com uma quantidade enorme de sujeiras e bactérias que, de uma forma ou outra, se instalam embaixo das nossas unhas. Colocar essas bactérias na boca pode causar viroses e infecções no corpo, na língua e na gengiva. Além disso, roer as unhas pode fazer com que o esmalte dos dentes se lasque, causando dor, sensibilidade e aumentando as chances do aparecimento de cárie no dente machucado.

Ranger os dentes

Ranger os dentes, como roer as unhas, aumenta o desgaste do esmalte dos dentes, aumentando a sensibilidade e as chances de cáries aparecerem, além de enfraquecer os dentes, causar dor e desconforto na mandíbula e até causar outras complicações na arcada dentária. Caso você tenha o costume de ranger os dentes ou tenha bruxismo (range os dentes enquanto dorme), procure um especialista.

Morder objetos e alimentos duros

Morder a tampa da caneta enquanto pensa parece inofensivo, não é mesmo? Pois saiba que morder objetos duros é o maior motivo que leva pessoas a quebrarem ou trincarem os dentes. Seja a tampa da caneta ou um cubo de gelo, saia dessa fria: não abuse da força dos seus dentes.

Abrir coisas com os dentes

Sabe aquele conhecido seu que consegue abrir uma garrafa de cerveja com os dentes? Ele está brincando com fogo. Da mesma forma que morder objetos duros, usar os dentes como ferramenta para abrir garrafas ou apertar objetos metálicos não é uma boa ideia. Você pode quebrar e/ou arrancar múltiplos dentes fazendo isso. Melhor perder algum tempo procurando o abridor de garrafa do que ficar com alguns buracos no sorriso, não é?

Escovar os dentes logo após as refeições

Por essa você não esperava! Desde crianças somos ensinados a escovar os dentes logo após as refeições, mas essa prática nem sempre é uma boa ideia, ainda mais se a sua alimentação envolveu alimentos ácidos, como refrigerante, vinho ou frituras. O aumento da acidez da boca deixa o esmalte dos dentes mais sensível. Essa sensibilidade somada à abrasão dos dentes feita pela escova e a pasta pode desgastar o esmalte. O recomendando é que se espere aproximadamente 30 minutos após comer para escovar os dentes.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube