Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Afta: o que é e o que fazer?

Publicado em: 26/04/2017

É difícil encontrar alguém que nunca tenha tido esse problema. As famosas Aftas são um problema comum e podem acabar sendo bem doloridos. Ações simples como comer, falar ou tomar líquidos podem se transformar em verdadeiros desafios nessas condições. Mas afinal, o que é uma afta?

As aftas, ou ulcera aftosa, são feridas que nascem na boca. Geralmente aparecem embaixo da língua parte interna dos lábios ou gengiva. Ela pode ser branca ou amarela e é rodeada por uma parte vermelha. Porém o jeito mais fácil de identificar é pela dor causada ao comer ou beber alimentos ácidos.

Embora não se saiba exatamente o que causa, existem vários fatores que podem provocar a úlcera. Pequenos machucados, como uma mordida por exemplo, podem favorecer o aparecimento. Além disso a escovação errada, falta de vitamina B12, sistema imunológico enfraquecido e até estresse podem causar aftas.

É comum as pessoas confundirem aftas com outra doença chamada Herpes Labial. Porém para diferenciar é bem fácil. A afta é uma inflamação que aparece somente na parte de dentro da boca. Já a herpes é causada por um vírus contagioso, e se manifesta principalmente na parte dos lábios fora da boca.

O ideal é evitar alimentos e bebidas ácidas, e condimentos (ketchup, mostarda, etc) pois causam mais desconforto. Algumas coisas simples podem ajudar, como colocar pedaços de gelo sobre a ferida. Fazer bochechos com água e sal ou enxaguante bucal também ajudam. Caso não faça efeito, existem pomadas especialmente feitas para aftas. Geralmente são feitas a base de Acetonido de triancinolona.

O tratamento é apenas para amenizar a dor e ajudar na cicatrização. As aftas normalmente desaparecem sozinhas em até duas semanas. Caso isso não aconteça, procure um médico pois pode se tratar de um problema mais grave. Caso a dor seja insuportável a ponto de não conseguir mais comer, também é hora de buscar ajuda médica.  


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube