Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Alimentação na prevenção de cáries.

Publicado em: 26/02/2016

As cáries surgem a partir de uma sequência de fatores que acontecem dentro da nossa boca. Os alimentos grudados nos dentes, mais comumente os carboidratos, se transformam em ácidos. Através de um processo de fermentação, esses ácidos atacam o esmalte dos dentes, rompendo-o através de corrosão, resultando na cárie e inflamação da gengiva. Assim, sua sensibilidade nos dentes cariados aumenta, provocando uma dor bastante incômoda.

Para prevenir as cáries, basta uma higiene bucal adequada. Porém, existem alimentos que podem contribuir no fortalecimento dos dentes e evitar o incômodo. O cálcio é determinante para esse fortalecimento e existem vários alimentos ricos nesse mineral que podem ser facilmente inclusos à sua dieta.

Leite: Como é de conhecimento comum, o leite é rico em cálcio. Sendo assim, seus derivados, como o queijo, também podem ajudar a endurecer seus dentes.

Peixes: Também com cálcio em sua composição, os peixes também auxiliam na prevenção das cáries. Em específico a sardinha é um dos peixes com maior concentração do mineral.

Brócolis: Não só este, como também outras verduras de coloração verde escura contém consideráveis índices de cálcio.

Óleos vegetais: Presentes também nos ovos e peixes, a vitamina D dos óleos vegetais ajuda a absorver e metabolizar o cálcio ingerido.

Grãos: Além de vitamina B e ferro, são ricos em magnésio, que também é importantíssimo para o fortalecimento de ossos e dentes. As sementes de gergelim, por exemplo, concentram 400mg de cálcio a cada 100g.

Maçã: Rica em fibras, a maçã estimula a salivação e, consequentemente, na limpeza da boca.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube