Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Boca seca: O que é e como tratar

Publicado em: 19/09/2017

Existem muitos processos no nosso corpo que desempenham um papel importantíssimo e nem percebemos, apenas notamos a sua existência quando estão com algum problema. Um deles é a saliva. Pode não parecer, mas a saliva é uma engrenagem importantíssima que desempenha muitas tarefas dentro da máquina que é o organismo. A falta de saliva é chamada de Boca Seca ou xerostomia.


A saliva é responsável pela primeira etapa da digestão, que acontece ainda dentro da boca. Além disso ajuda a língua e outros músculos bucais a se movimentar, ajuda a levar os alimentos para o intestino. Ela também regula o PH da boca (nível de acidez) e ajuda a proteger os dentes contra cáries e bactérias.


Por que acontece?

É normal sentir a boca seca de vez em quando, mas quando isso acontece constantemente é um problema. Entre as causas da boca seca estão: estresse, hábito de fumar, efeito colateral de medicamentos, radioterapia. Algumas doenças também podem provocar esse mal, como diabetes, mal de Parkinson ou até Aids.


Quais os sintomas?

Casos de xerostomia geralmente vêm acompanhados da sensação de secura na boca e na garganta. É como se ela ficasse pegajosa. Pessoas sentem dificuldade para engolir alimentos, lábios rachados, feridas na boca e mau hálito.

Como tratar?

Alguns hábitos são recomendados para estes casos, como por exemplo beber bastante água. Além disso é recomendado evitar bebidas como café e refrigerante, pois estas podem contribuir para o ressecamento da boca. Também é recomendado parar de fumar e tomar bebidas alcoólicas.

Caso você perceba algum desses é preciso falar para o seu dentista. Para tratar a boca seca é preciso tratar a sua causa. Sendo assim podem ser feitos exames específicos para conhecer a origem do problema. Existem remédios que podem ajudar as glândulas salivares a produzir mais saliva. Hidratantes bucais ou enxaguantes específicos também conseguem diminuir o problema.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube