Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Bruxismo

Publicado em: 22/02/2016

Se você, leitor, já acordou sentindo fortes dores na mandíbula ou com dor de cabeça sem nenhum motivo aparente, você pode estar sofrendo de bruxismo. Antes que você imagine que alguma bruxa está te visitando durante a noite e jogando feitiços dolorosos sobre sua face, já aviso que não é disso que se trata.

O bruxismo é o movimento de apertar, comprimir ou ranger de dentes durante o sono. Pode ocorrer também durante o dia, acordado (bruxismo em vigília), porém em intensidade menor. Pelo fato de ocorrer mais comumente durante o sono, muitas pessoas sequer sabem que sofrem de bruxismo.

As causas dessa condição ainda são incertas, mas a maior suspeita é que ocorra devido à ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão. O fato de que acontece principalmente durante o sono abre o leque para outras possibilidades, como refluxos, apneia do sono, alinhamento anormal dos dentes e, em idosos, complicações relacionadas à doença de Huntington e ao Mal de Parkinson.

Independente das causas do bruxismo, é uma condição que deve ser tratada assim que diagnosticada. Além dos sintomas já citados, pode danificar o esmalte dentário, causando um desgaste anormal dos dentes e podendo se estender até a gengiva, causando dor. Em dentes mais frágeis, que foram tratados ou estão cariados, existe o risco de quebra por fricção. Além disso, pode causar fortes dores na articulação temporomandibular, já citada aqui no blog.

Se identificou? Pois não há por que continuar sofrendo com o bruxismo. É uma condição clínica comum e plenamente tratável. Agende uma consulta na HA odontologia e iremos fornecer os melhores atendimento e tratamento para a sua situação.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube