Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Clareamento dental

Publicado em: 19/02/2016

O clareamento dental tem se tornado cada vez mais popular com o passar dos anos. A estética do sorriso é vista com bons olhos, uma vez que dentes alinhados e brilhantes atraem atenção em qualquer lugar. Porém, pela falta de informação sobre os processos de clareamento, muitos desistem de fazê-lo antes mesmo de se informar sobre, por questões financeiras ou por não terem paciência com o tratamento e/ou manutenção. Hoje iremos tratar dos métodos de clareamento, suas indicações e contraindicações.

Antes de qualquer coisa, é importante informar que existem dois métodos de clareamento: o caseiro e o realizado em consultório. Ambos são eficazes, mas possuem algumas diferenças no processo.

O primeiro deles é mais viável financeiramente, apesar de mais demorado. É confeccionada uma moldeira de silicone no formato exato dos dentes do paciente. Em casa, deve-se aplicar um gel levemente oxidante na moldeira e colocá-la na boca para dormir, diariamente, durante um período de 3 a 4 semanas. O tempo de uso varia de acordo com a substância escolhida e as condições originais dos dentes.

O outro método é a laser, e realizado exclusivamente em consultório. É utilizado um gel com concentração muito superior à do método caseiro, tornando-o inseguro para ser utilizado em casa. O efeito desse gel é potencializado por uma fonte de luz, de LED ou laser. Diferentemente da primeira opção, esse tratamento é realizado em apenas três sessões, sendo que os resultados já são notáveis após a primeira sessão. O clareamento a laser, mais rápido, eficaz e duradouro, tem um custo mais elevado em relação ao caseiro.

Independente do método utilizado, existe a possibilidade da sensibilidade dos dentes se intensificar. Não se assuste, é perfeitamente comum. Irá passar como tempo, ou, se preferir, solicite dessensibilizante ao seu dentista.

Cuidado! Alguns alimentos são contraindicados durante o tratamento, podendo atrasar o processo, ou até mesmo manchar os dentes. Alimentos escuros ou com corante, como café, refrigerantes, shoyu, chocolate, vinho tinto, condimentos e açaí devem ser evitados a todo custo. O pigmento desses alimentos pode se depositar na retina, tornando o resultado do tratamento desagradável.

Em relação à manutenção do clareamento, esta irá depender dos hábitos de cada um. É necessário fazer a higiene adequada da boca, com escovação e fio dental, além de evitar cigarros e os já citados alimentos que escurecem o esmalte dos dentes. Mantendo a disciplina, é possível manter os resultados do clareamento pelo período de 2 a 3 anos.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube