Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Diastema: o que é e como tratar

Publicado em: 24/10/2017

Você tem ou conhece alguém que tenha aquela “janelinha” separando os dois dentes da frente? O nome dessa separação entre os dentes é diastema, e é algo extremamente comum. Embora geralmente sejam os dentes frontais da arcada superior que são separados, os diastemas podem ocorrer entre qualquer um dos dentes da boca. É normal ver essas separações em crianças que estão na fase de perder seus dentes de leite, mas elas tendem a se consertar à medida que os dentes definitivos se desenvolvem.

            Muitas coisas podem causar um diastema. As principais causas do aparecimento das separações são: a diferença de tamanho entre os dentes; a falta de um ou mais dentes na arcada dentária ou alguma anomalia no freio labial, que é a pele que começa na parte interior do lábio superior e vai até o início da gengiva.

            Embora a existência do diastema não implique na necessidade de correção, muitas pessoas procuram dentistas com o objetivo de fechar as separações, por motivos estéticos. O tratamento do diastema depende do fator que o gerou, ou seja: existem diferentes tipos de tratamento para diferentes causas.

            Os tratamentos para diastema são variados. Entre as opções mais comuns estão: realizar um tratamento ortodôntico (uso de aparelhos) para o fechamento dos espaços; utilizar laminados de porcelana (como lentes de contato dental e facetas de porcelana) para fechar os espaços; ou substituir dentes faltantes por implantes.

Para o freio labial, existe uma cirurgia chamada frenectomia, que simplesmente corta e redimensiona a pele para que ela não interfira no crescimento dos dentes. Crianças que passam pela frenectomia tendem a ter suas separações fechadas naturalmente, enquanto adultos tendem a necessitar de uso de aparelhos ortodônticos.

De qualquer forma, se há a vontade do paciente de se passar por um tratamento de correção dos diastemas, deve-se consultar um especialista.

FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube