
Você tem ou conhece alguém que tenha aquela “janelinha” separando os dois dentes da frente? O nome dessa separação entre os dentes é diastema, e é algo extremamente comum. Embora geralmente sejam os dentes frontais da arcada superior que são separados, os diastemas podem ocorrer entre qualquer um dos dentes da boca. É normal ver essas separações em crianças que estão na fase de perder seus dentes de leite, mas elas tendem a se consertar à medida que os dentes definitivos se desenvolvem.
Embora a existência do diastema não implique na necessidade de correção, muitas pessoas procuram dentistas com o objetivo de fechar as separações, por motivos estéticos. O tratamento do diastema depende do fator que o gerou, ou seja: existem diferentes tipos de tratamento para diferentes causas.
Para o freio labial, existe uma cirurgia chamada frenectomia, que simplesmente corta e redimensiona a pele para que ela não interfira no crescimento dos dentes. Crianças que passam pela frenectomia tendem a ter suas separações fechadas naturalmente, enquanto adultos tendem a necessitar de uso de aparelhos ortodônticos.