Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Do que se trata a Disfunção Temporomandibular (DTM)?

Publicado em: 11/02/2016

Odontologia, ortodontia, odontopediatria, endodontia. São todas especialidades da HA Odontologia que, em algum momento da vida, a maioria de nós já escutou falar sobre. Mas o que seria “Disfunção Temporomandibular”?

Antes de responder essa pergunta, é necessário apontar para a existência da articulação temporomandibular (ATM), que é a articulação responsável por todos os movimentos que fazemos com a boca, existindo uma de cada lado do rosto. Trata-se, especificamente, da estrutura que liga a mandíbula ao crânio. DTMs seriam, então, as alterações funcionais que comprometem a função mastigatória, a deglutição e a fala.[Acho interessante incluir abaixo uma imagem mostrando a localização exata da articulação em questão]

Alguns outros sintomas da condição são: dolorosos estalidos ao abrir a boca, dificuldade ao abrir e/ou fechar a boca, mandíbula “travada”,intensificação de dores e cabeça ou enxaquecas, dor ao bocejar, dor ou tensão no pescoço, alteração na forma que os dentes superiores e inferiores se encaixam, zunidos no ouvido.

Embora seja uma condição relativamente comum, muitas pessoas com DTM desconhecem a existência da disfunção. Muitas, inclusive, levam anos para buscar tratamento, tornando o problema crônico. Pelo fato de os sintomas serem muitos subjetivos, muitas vezes são relacionados a outros problemas médicos, dificultando o diagnóstico.

Se identificou com algum dos sintomas? Entre em contato conosco e agende uma consulta na HA Odontologia para se livrar do desconforto. Estaremos aguardando!



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube