Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Erosão dentária: O que é e como evitar?

Publicado em: 12/02/2016

Erosão dentária nada mais é do que o desgaste do esmalte dos dentes pela ação de ácidos de origem não bacteriana. Existem dois tipos de erosão dentária: intrínseca e extrínseca. A primeira é causada por ácidos gástricos, ou seja, provenientes do nosso próprio organismo. A segunda, chamada de extrínseca, ocorre devido a ingestão de alimentos que tornam a boca mais ácida. Os açúcares, por exemplo, se transformam em ácido e atacam o esmalte.

O sintoma inicial dessa condição é caracterizado pela descoloração dos dentes causada pela exposição da dentina, que tem a cor amarelada. Com a dentina exposta, aumenta a sensibilidade do dente, tornando-o mais vulnerável à dor e mudanças de temperatura. As pontas dos dentes frontais ainda podem adquirir uma aparência transparente.

Não existe uma faixa etária a qual a erosão dentária seja mais suscetível. Pode acontecer com qualquer um. Para evitá-la ou combate-la, os alimentos e bebidas ácidas devem ser eliminados da alimentação. Porém, se for inevitável, procurar ingerir as bebidas com acidez através de um canudo. Se a dor gerada pela sensibilidade for muito intensa, existem cremes próprios que podem ser recomendados para aliviá-la. Caso os dentes já estejam em processo de erosão, existe a possibilidade de aplicação de selantes para interromper a progressão. A aplicação de flúor aumenta a resistência dos dentes à acidez.

Se desconfia que está sofrendo de erosão dentária, agende uma consulta na HA Odontologia. Realizaremos uma avaliação para iniciar o tratamento o quanto antes.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube