Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Existe idade certa para usar aparelho ortodôntico?

Publicado em: 05/12/2017

É muito comum ver adolescentes com o conhecido “sorriso metálico”. Tão comum que é normal se pensar que a idade correta para começar um tratamento ortodôntico é na adolescência. Será que existe mesmo uma idade certa para se usar aparelho?

            A resposta é não. Os aparelhos ortodônticos possuem diversas funções diferentes, cada uma delas propícia para uma certa idade ou condição. Crianças, adultos e até idosos podem se submeter a um tratamento ortodôntico e esperar resultados positivos. Na verdade, os dentistas recomendam avaliações ortodônticas para crianças desde os 6 anos, pois é nessa idade que os dentes de leite começam a cair para dar espaço aos dentes permanentes. Complicações de mordida ou estrutura óssea começam a se desenvolver nessa época, e podem ser consertadas. O fato dos ossos não estarem completamente calcificados implica em resultados mais rápidos e desejáveis.

            Os tratamentos ortodônticos funcionam como o tratamento de qualquer outra condição de saúde. O quanto antes o quadro foi diagnosticado e resolvido, melhor. Isso não quer dizer que só se deve realizar procedimentos ortodônticos na infância e adolescência. Não há idade certa para se procurar um sorriso mais bonito e alinhado. Adultos e idosos podem utilizar aparelhos, tanto para corrigir os dentes quanto para corrigir a mordida ou a posição do maxilar. De qualquer forma, as particularidades da estrutura bucal do paciente e os métodos de tratamento devem ser avaliados por profissionais especializados na área.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube