Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O que acontece quando se troca o dia pela noite?

Publicado em: 20/01/2017

Devido a diversos fatores como a falta de tempo durante o dia e atividades extras a serem desempenhas, algumas pessoas acabam necessitando trocar o dia pela noite. Este hábito é muito comum entre os profissionais com horários de trabalho noturnos, como caminhoneiros, hoteleiros, guardas e garçons.

Trocar a noite pelo dia é um hábito comum para alguns e uma grande necessidade para outros. Mas nem por isso deve ser estimulado, pois esse costume altera alguns aspectos do organismo e pode ser prejudicial para a saúde. Veja porque:

- Prejudica o funcionamento molecular: pois o metabolismo é alterado;

- Déficit de atenção: com a alteração do relógio biológico, as pessoas que trocam o dia pela noite sentem mais fadiga, sonolência e dificuldade para se concentrar;

- Propensão a desenvolver doenças: azias crônicas, obesidade, hipertensão, diabetes, úlceras gástricas e câncer de mama são algumas das patologias que a longo prazo, apresentaram ligação com a troca do dia pela noite.

Caso a sua profissão ou outro aspecto da sua rotina lhe exija essa troca de turnos, existem meios de amenizar os impactos causados pela troca; evite se alimentar ou consumir bebidas com cafeína após três horas antes de ir dormir, pratique exercícios físicos regularmente, se fiscalize para dormir e acordar sempre nos mesmos horários e organize seu quarto para que ele se torne um local ideal para dormir, deixe-o escuro e isole os sons do ambiente exterior.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube