Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O que comer depois de extrair o siso

Publicado em: 08/08/2017

O siso é popularmente conhecido como “dente do juízo”, pois geralmente nasce entre os 17 e 20 anos. Mesmo assim o siso é sinônimo de preocupação para muita gente. Isso acontece pois esse dente não é mais necessário para o ser humano. Ele é uma herança dos nossos ancestrais. Antigamente era comum ter algum dente arrancado, já que essa era a única forma de tratamento dentário. Os dentes do siso tinham a utilidade de preencher os espaços. No entanto, hoje em dia eles não são mais necessários para nós.


Por essa e outras razões muitas vezes a melhor opção é extrair os sisos. Após a retirada desses dentes é preciso ter um cuidado especial na recuperação, já que a área vulnerável nas primeiras semanas. Veja como deve ser a alimentação para garantir uma boa recuperação:


Sopas e Sucos:


Nos três primeiros dias após a cirurgia, não se deve comer nada sólido. Por isso são recomendados alimentos líquidos como sopas e sucos. Além disso, é preciso ficar atento à temperatura. Os alimentos devem ser consumidos em temperatura morna ou fria, pois comidas quentes podem causar dor e dificultar a cicatrização.


Alimentos pastosos:


No período entre o 4º e o 8º dia após a retirada, já pode ser feita a ingestão de alimentos mais pastosos. Ainda é preciso cuidar para não fazer muita força com os dentes. Nessa hora caem bem pratos como macarrão, purê de batata, ou outros legumes amassados.


O importante é evitar alimentos granulados que possam ficar presos na o espaço do siso ou desfazer o coagulo, como por exemplo: Pipoca, arroz, nozes e outros grãos. E é preciso sempre estar bem alimentado, hein? O sistema imunológico precisa estar trabalhando a todo vapor, então não dá para ficar sem comer.


Outros alimentos que podem ajudar são vitaminas, já que são nutritivas e pastosas. E tudo tem um lado positivo, não é mesmo? Você pode comer sorvete, pois a baixa temperatura ajuda a diminuir o inchaço e aliviar a dor.


 

FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube