Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O que é apneia do sono?

Publicado em: 26/08/2016

A apneia do sono é um distúrbio que ocasiona paradas momentâneas e frequentes na respiração enquanto o indivíduo está dormindo. Paradas ocasionais são consideradas normais, porém quando ultrapassam a frequência de 5 vezes por hora já se tem um diagnóstico de apneia do sono. 

Muitas vezes confundida com o ronco, principalmente por este ser um sintoma, quando não tratada, a apneia do sono pode dar origem a alguns problemas como acidentes de trânsito (devido a predisposição aos cochilos involuntários), hipertensão arterial, arritmias cardíacas, infarto, AVC e distúrbios cognitivos.

Têm disposição a desenvolver o distúrbio pessoas que tiveram aumento significativo de peso, pessoas com mais de 35 anos e portadores de amígdalas e adenoides grandes.

Alguns sintomas são: ronco, pesadelos frequentes, depressão, impotência sexual, fadiga, sonolência excessiva e dificuldade de concentração.

Esse distúrbio pode ser tratado com fisioterapia, aparelhos específicos e outras medidas clínicas escolhidas de acordo com as necessidades do paciente e o grau da apneia. Mas algumas ações podem ser tomadas para a redução do distúrbio; como dormir em outras posições, emagrecimento e suspender o consumo de álcool, cigarros e drogas que favorecem o surgimento da apneia.

Um problema tão simples de resolver, mas que quando não tratado pode gerar outras complicações. Faça um check up e mantenha a sua saúde em dia.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube