Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O que é intolerância alimentar?

Publicado em: 16/01/2017

A intolerância alimentar consiste na ineficiência do organismo do indivíduo no processo de digestão de alguns alimentos, devido à ausência de enzimas responsáveis por digeri-los.

A principal diferença entre a intolerância e a alergia alimentar é a resposta que o organismo cria para ambas. Nos intolerantes, o alimento não consegue ser digerido corretamente e os sintomas podem demorar mais de 30 minutos para se manifestar e nos alérgicos, o organismo identifica o alimento como um agente agressor e os sintomas são imediatos.

Os alimentos que mais causam intolerâncias e alergias são: leite e derivados, soja, feijão, frutos do mar e trigo.

Para receber o diagnóstico de intolerância existem exames específicos, que devem ser solicitados com um profissional da área médica.

Ao receber o diagnóstico de intolerância é preciso eliminar o alimento em questão da dieta, ao menos no início, até o organismo atingir a estabilidade e assim, aos poucos é possível reinseri-lo na dieta em pequenas quantidades.

Entre os sintomas mais aparentes de intolerância também é preciso ficar atento à saúde bucal, pois alguns alimentos como o leite desencadeiam o mau hálito e ardência na boca.

Atualmente é simples manter a qualidade de vida e continuar desfrutando o sabor dos alimentos aos quais se tem intolerância, pois é possível utilizar medicamentos que substituem a função das enzimas, logo, é possível continuar consumindo os alimentos aos quais se tem intolerância. Além das versões dos alimentos com redução ou ausência das substâncias que causam intolerância. 


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube