Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O sistema imunológico e suas adversidades

Publicado em: 17/02/2016

Estamos constantemente vulneráveis a uma infinidade de doenças, sejam elas causadas por vírus, bactérias, protozoários, ou outros microorganismos. Se não fosse nosso sistema imunológico, ou imunitário, estaríamos constantemente doentes e nossas expectativas de vida seriam baixíssimas.

Divididas entre macrófagos e linfócitos de diversos tipos, as principais células que fazem parte de nosso sistema imune são muito bem organizadas, e cada tipo de partícula age de acordo com sua função específica. Enquanto algumas têm a função de “atacar” invasores do organismo, outras realizam a transmissão de mensagens umas às outras, enquanto outras constroem substâncias que neutralizam os agentes nocivos ao nosso corpo. Além de executar todas essas funções, nosso sistema imunitário ainda é responsável pela retirada de células mortas e renovação de certas estruturas.

Seja para a saúde bucal ou de toda a composição de nosso organismo, o sistema imunológico é essencial para nossa sobrevivência. Com os avanços da medicina, a cada geração o sistema imune do ser humano se fortalece mais. Apesar disso, é preciso ficar atento às adversidades que essa importante barreira do nosso corpo pode enfrentar. São três os principais fatores a serem considerados.

O primeiro deles é óbvio: a alimentação. Quando dizem “você é o que você come”, é possível aplicar esse pensamento à salubridade dos alimentos que ingerimos. Uma alimentação inadequada pode influenciar negativamente no nosso sistema imunológico, tornando-nos mais vulneráveis à contração de doenças. Os principais alimentos que atacam nossas barreiras são: farinha refinada, cereais açucarados e processados, conservantes, corantes e aditivos, doces, alimentos congelados, enlatados, em conversa e com alto teor de sódio e refrigerantes açucarados. Se não quiser ficar doente, é preciso evitar o consumo frequente desses alimentos.

O sedentarismo é outra condição que danifica nosso sistema imune. Ficar sem praticar atividades físicas pode resultar em excesso de peso, diabetes, problemas de circulação, doenças cardíacas, respiratórias, entre outras centenas de complicações. Por isso, é necessário praticar algum tipo de atividade física. Não é necessário se transformar em um super atleta. Cerca de 30 minutos de atividade física diariamente é mais do que o suficiente para impedir que seu sistema imunológico enfraqueça.

Por último, mas não menos importante, existe o fator psicológico. A ansiedade, estresse e outras emoções negativas contribuem para delimitar nosso sistema de defesa do organismo. O poder da mente se faz necessário nessas situações. É necessário saber ter auto-controle e não se abalar. O estresse também nos impulsiona a ingerir alimentos que não considerados saudáveis, o que também abala o sistema imunitário


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube