Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Piercing na boca faz mal?

Publicado em: 22/08/2017

O uso de piercings e outras joias coladas ao corpo é algo que faz muito sucesso entre os jovens, e até com pessoas mais velhas. O uso não é de hoje (nem de ontem): os esquimós do Alasca consideravam o piercing no lábio como um sinal de passagem para a vida adulta. Os faraós egípcios usavam no umbigo, as mulheres da Índia usavam no nariz e por aí vai.


Um dos locais mais requisitados para a colocação dos piercings é a boca. Seja nos lábios ou na língua, é comum ver pessoas usando joias nesses lugares. Se você está pensando em colocar também é preciso fazer a seguinte pergunta: Quais os riscos de colocar o piercing na boca?


A boca, assim como outros órgãos do corpo humano, evoluiu por milhões de anos até chegar no formato atual. Já o piercing, é um corpo estranho que serve apenas para estética, diferente de outras peças odontológicas usadas para ajudar na mastigação. Por isso, colocar piercings pode sim fazer mal para a saúde bucal.


A primeira questão é a perfuração. O tecido dos lábios e especialmente o da língua são muito sensíveis, então essa região é bem mais vulnerável que as demais. A boca é um lugar úmido e quente com mais de 300 tipos de bactérias, então uma perfuração aumenta muito o risco de infecções.


Outro problema comum é o desgaste dos dentes. O contato constante da joia com o esmalte, que é a camada de proteção, faz que a parte interna do dente fique exposta. Isso traz vários problemas, como cáries e sensibilidade dentária por exemplo.


Já o trauma constante das células que estão em contato com a joia pode lesões e até mesmo evoluir para um tumor. Caso a higiene não seja feita corretamente, o acúmulo de bactérias no piercing pode causar mal hálito. Um problema que ninguém quer, não é mesmo?


Existem opções que trazem menos prejuízos para a saúde da boca, como é o exemplo do piercing colado nos dentes. Quando feito por um dentista, a joia é colada usando o mesmo procedimento feito para aparelhos. Assim não causa desgaste e nem prejudica a escovação. Caso você queira colocar mas está inseguro, visite o dentista pedir a opinião de alguém que entende do assunto.  


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube