Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Por que roer as unhas faz mal aos dentes

Publicado em: 15/08/2017

Perigos de roer as unhas


Roer as unhas é uma mania negativa de muitas pessoas. Esse hábito já se tornou símbolo universal de tensão ou estresse. O fato é que ficar mordendo a ponta do dedo não é só ruim pelo fato estético, mas sim porque pode trazer inúmeras complicações para a saúde.


Então se você é um roedor compulsivo de unhas, aí um incentivo para parar com esse vício:


Desgaste dos dentes


O hábito de roer unhas pode desgastar muito o esmalte dentário, já que a unha é uma parte muito grossa. O esmalte é a camada de proteção do dente, caso ele fique desgastado pode surgir problemas como cárie e sensibilidade dental.


Além disso, ainda existe a chance de lascar ou fraturar os dentes. Sem contar que esse hábito pode influenciar no desenvolvimento do bruxismo, que é a ação involuntária de ranger ou apertar muito os dentes. Isso pode causar dores de cabeça, na mandíbula e problemas de mastigação.


Problemas no estômago


Ao roer as unhas, muitas vezes a pessoa acaba engolindo pequenos pedaços de unha. Esse tecido está em contato com diversos vírus e bactérias. Isso significa levá-los diretamente para dentro do seu organismo. Não é uma boa ideia, certo?


Germes


Pôr a mão na boca de tempos em tempos com certeza não é nada higiênico. Milhões de bactérias e vírus podem estar alojados entre a unha e os dedos. Isso faz com que esse ato não seja nem um pouco higiênico.


Infecções


Além roer as unhas, muita gente também acaba rondo a pele e a cutícula da ponta dos dedos. Isso pode gerar uma ferida e causar uma infecção nos dedos por conta do hábito. Caso haja alguma verruga nessa parte, a chance de espalhar ela pelo corpo é ainda maior. Então com certeza não é aconselhado.


O ato de roer unhas muitas vezes é involuntário, então você pode fazer mesmo sem ter noção. Por isso é importante sempre se policiar e encontrar outras formas aliviar o estresse, como por exemplo apertar as bolas feitas especialmente para essa finalidade.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube