Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Problemas bucais reduzem o desempenho esportivo

Publicado em: 28/06/2017

A busca pelo melhor resultado esportivo é difícil. Atletas costumam treinar muitas horas por dia para aperfeiçoar suas habilidades e melhorar o condicionamento físico. E não é para menos. Muitos esportistas dependem de um corpo forte e saudável para conseguir resultados. O que nem todos sabem é que não cuidar da saúde bucal prejudica o desempenho físico.

Esportes com muito esforço físico podem diminuir a quantidade de saliva na boca, que ajuda a proteger os dentes. Esse fato combinado a ingestão de bebidas isotônicas (que são ácidas) pode causar um desgaste grande do esmalte dentário. Esse desgaste pode levar a problemas como cáries e doenças gengivais.

Cáries, gengivites e periodontites são exemplos de doenças bucais que podem causar infecções. Se você é um atleta, a última coisa que você quer é o seu sistema imunológico lutando para combater infecções desnecessárias. Isso significa que o corpo fica mais vulnerável a lesões e a recuperação machucados é mais lenta.

Problemas no alinhamento dos dentes e mandíbula também podem ser prejudiciais. Se uma pessoa não consegue mastigar da forma correta, ela vai ter problemas para digerir a comida e absorver os nutrientes. Além disso, problemas na mandíbula podem dificultar muito a respiração, que é um dos fatores mais importantes em esportes físicos.

Atletas, principalmente os que praticam esportes de contato, têm mais chances de sofrer fraturas na face. A principal é quebrar algum dente. Como os praticantes de esporte costumam receber bastante impacto, é preciso usar materiais diferenciados. Não é indicado fazer restaurações metálicas, por exemplo. O melhor é utilizar resina nestes casos.

Outro ponto são os protetores bucais. Existem no mercado protetores padrões, ou seja, aqueles que é preciso morder para mantê-los no lugar. Isso prejudica a respiração, prejudica a fala e a concentração. O ideal é fazer um protetor sob medida para o encaixe perfeito, que pode ser feito com um dentista.

Portanto fica a dica: para manter estar com o corpo em forma visite regularmente o dentista.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube