Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Que falta faz o fio dental?

Publicado em: 18/07/2016

 A higiene é uma ação que devemos realizar diariamente, incluindo a saúde bucal. Mas, se tratando dos cuidados com a boca, o fio dental é constantemente negligenciado.

Porém, deixar de usar o fio dental significa correr riscos e colocar a sua saúde em cheque. O fio dental faz muita falta quando não utilizado, porque ele atua em locais que a escova não alcança.

Diversos problemas são ocasionados pela falta da ação do fio. São problemas que vão desde o mau hálito até perdas ósseas, veja:

  • Cáries: A placa bacteriana que se instala entre os dentes e não é removida pode causar o surgimento de cáries.
  • Inflamações e infecções da polpa: A cárie mal tratada pode gerar inflamações e, posteriormente, infecções na polpa dos dentes. A pressão causada por uma inflamação no interior do dente causa uma infecção, que gera perdas ósseas.
  •  Halitose: Restos de alimentos que ficam alojados entre os dentes podem causar mau hálito.
  • Gengivite e periodontite: Ambos são infecções. Caso a gengiva não seja higienizada e tratada ela pode inflamar e causar dor e sangramento local. A periodontite é a inflamação de diversos tecidos bucais, não apenas da gengiva.
  • Hipersensibilidade: Usar erroneamente o fio também pode causar problemas como lesões na gengiva. Essa lesão expõe o colo dos dentes, região que não possui esmalte e os agentes externos entram em contato direto com os nervos.
Além disso, acúmulo de alimentos entre os implantes pode causar danos, gerando a peri-implantite.

A utilização do fio deve ser feita corretamente e diariamente. Deslize o fio entre os dentes delicadamente, colocando-o além da linha de junção da gengiva com os dentes. Não o force, para evitar lesões na gengiva. Remova toda a placa da região.

A prática promove a plena saúde bucal e previne lesões, infecções e demais doenças bucais.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube