Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Segurança na internet

Publicado em: 23/03/2016

A internet é um mundo vasto, cheio de possibilidades e caminhos. Nela você pode realizar diversas ações, desde jogar games online, realizar buscas e até fazer transações bancárias.

Mas, em tempos de aproveitadores e falcatruas, o que não faltam são perigos nos cercando. Na internet não é diferente. Desde o seu início, pessoas más intencionadas criaram códigos maliciosos para copiar dados pessoais e vírus para danificar o sistema.

Com a chegada das redes sociais, ficou ainda mais fácil obter os dados dos alvos. Isso porque muitas pessoas mantêm em seus perfis pessoais informações como e-mail, telefone, endereço e relações de parentesco. Informações tão valiosas sobre você deveriam ser mantidas sob sigilo, e não expostas ao mundo.

Além disso, diversos malwares são criados para copiar suas informações, como senhas e dados bancários, e ninguém está imune. "O grande problemas é que muitas pessoas pensam não serem possíveis alvos. Aquela velha história de que nunca vai acontecer comigo, mas pode acontecer", avisa Marcelo Albrecht, especialista em redes e software da Ozaca Comunicação. Para ele, é importante todos estarem cientes dos perigos que correm com a navegação negligente.

"Seus dados são valiosos, carregam muita informação sobre você. E seu computador é uma verdadeira mina de ouro, então todos os cuidados com ele e com seus dados na rede são essenciais", ressalta. A dica dele diz respeito ao seu antivírus e aos hábitos online. Um bom antivírus, sempre atualizado e bem utilizado, previne a perca ou cópias de dados, download de vírus e o upload de seus conteúdos na rede. “Na Ozaca frequentemente recebemos conteúdo malicioso via e-mail, por exemplo, e graças ao antivírus em todos os dispositivos da rede dificilmente temos algum problema, uma vez que o próprio software se encarrega de bloquear a execução destes scripts”, aponta.

Por outro lado, o usuário deve estar atento aos seus hábitos. Dicas como nunca acessar sites estranhos ou conteúdo ilícito são itens básicos para garantir a segurança das suas informações. Ao baixar um aplicativo, a dica é baixar sempre do site do desenvolvedor e prestar muita atenção com as opções de instalação: diversos adwares se instalam silenciosamente se você não os desmarcar na hora de instalar um programa.

Já quando o assunto envolve compras online, o ideal é sempre conferir os certificados de segurança das lojas virtuais, conferir se o endereço (URL do site) utiliza o protocolo seguro (HTTPS) e, principalmente, buscar referências e opiniões de outros clientes se você nunca comprou naquele site antes. “Costumo dizer que o melhor antivírus é o usuário. Se ele não fizer a parte dele, não espere que o antivírus faça tudo sozinho”, enfatiza.

Seu celular merece os mesmos cuidados, obviamente, mas as vezes isso passa batido. "Nós passamos o dia com o celular nas mãos, muitas pessoas sequer usam um desktop ou notebook, mas não têm um antivírus no celular. Isto, aliado à falta dos devidos cuidados com suas informações, as deixam extremamente vulneráveis, principalmente quanto a cópia de dados do seu celular por outros dispositivos", alerta o especialista da Ozaca.

Pensando nisso, o Governo Nacional, por meio da Central de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança desenvolveu uma cartilha informativa sobre os perigos e prevenções na internet, seja no computador ou celular. Vale a pena ver o conteúdo, disponível online ou com download gratuito (e seguro) em pdf. Acesse e confira: cartilha.cert.br


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube