Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Sensibilidade nos dentes

Publicado em: 17/03/2016

Resolveu tomar aquele sorvete pra espantar o calor e os dentes começaram a doer? Deu um gole de refrigerante e sentiu uma pontada nos caninos? Atenção, você pode estar sofrendo com hipersensibilidade dentinaria, popularmente conhecida como sensibilidade nos dentes. Uma condição que não é rara, porém muitas vezes vista como um incômodo suportável e sem necessidade de tratamento. Cuidado para não agravar o problema.

A sensibilidade nos dentes ocorre quando o esmalte é desgastado, deixando a dentina exposta. A dentina contém milhares de túbulos microscópicos abertos que chegam até os nervos dos dentes. Quando a dentina exposta entra em contato com alimentos frios, quentes, doces ou ácidos, os túbulos estimulam os nervos e causam dor. A retração da gengiva, causada pela inflamação das gengivas (gengivite e periodontite), também agrava a exposição da dentina.

Entre os fatores já relatados, existem outros que podem causar ou agravar a hipersensibilidade dentinária. Entre eles, a escovação incorreta é um dos maiores influenciadores. Excesso de força ou de creme dental, além de utilizar escovas com as cerdas desgastadas, pode danificar o esmalte por abrasão, expondo a dentina. Dentes cariados, rachados ou quebrados são alvos fáceis da hipersensibilidade. Ainda pode ser considerada a erosão dentária causada pela ingestão de alimentos e bebidas com muita acidez, clareamento dentário executado de maneira incorreta e, em casos mais raros, o bruxismo.

A sensibilidade pode ser passageira, muitas vezes voltando a aparecer. A melhor forma de prevenção e tratamento é a escovação correta e sem excesso de força, utilizando creme dental com um nível abrasivo mais baixo. Enxaguantes bucais ou tratamento com flúor também são recomendáveis, pois ajudam a fortalecer o esmalte. Em casos extremos, a aplicação de vernizes fluoretados é uma medida a seguir.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube