Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Sensibilidade nos dentes: o que causa e como prevenir

Publicado em: 14/11/2017

O esmalte dos dentes (a camada exterior, que sempre vemos) é extremamente resistente e impermeável. Entretanto, alguns hábitos ruins e a exposição diária a alimentos duros e bebidas ácidas podem causar fraturas e desgaste no esmalte. E é nesse momento que o dente afetado fica sensível.

            Quando o esmalte dos dentes é quebrado ou desgastado, seja por hábitos ruins ou por problemas (como o bruxismo, condição onde a pessoa fica raspando os dentes uns nos outros enquanto dorme, desgastando o esmalte), quem fica exposto é a dentina, a área do dente que fica entre a polpa e o esmalte. A dentina é uma camada cheia de furinhos microscópicos, cada um com terminações nervosas. Caso a dentina fique exposta, alimentos ácidos ou com temperaturas muito altas ou baixas causam a sensação de dor no local.

            Além do desgaste do esmalte dental, a retração da gengiva (caso mais comum em adultos) também pode causar sensibilidade, pois áreas do dente que não são cobertas pelo esmalte ficam expostas, causando dor. Apenas um especialista pode determinar exatamente qual é a causa da sensibilidade. Então nada de comprar cremes dentais para dentes sensíveis sem antes consultar um dentista, certo?

            Existem alguns hábitos ruins que pessoas cometem diariamente e que desgastam o esmalte dentário. Confira alguns hábitos que você deve evitar para preservar os seus dentes:

- Não use escovas de dente com cerdas duras. Sempre opte por cerdas macias, que sejam confortáveis à boca e à gengiva;

- Não consuma bebidas ácidas em excesso. Não passe da conta no consumo de refrigerantes, energéticos e até sucos de frutas ácidas. A acidez deteriora o esmalte dentário, enfraquecendo-o.

- Sempre higienize corretamente a sua boca. As cáries que aparecem em pessoas que não higienizam corretamente os dentes perfuram o esmalte dentário, causando dor e sensibilidade no dente afetado.

- Não escove os dentes com força. Pressionar com muita força a escova contra os dentes desgasta o esmalte e machuca a gengiva, podendo fazer com que ela retraia. Opte pela escovação calma e em movimentos circulares, massageando a gengiva no processo.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube