Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Tipos de aparelho

Publicado em: 30/05/2016

Os aparelhos ortodônticos são as principais ferramentas utilizadas pelos dentistas para corrigir defeitos no posicionamento dos dentes.

Existem dois tipos de aparelhos dentais, os fixos e os móveis. Dentro destes, existem diferentes modelos responsáveis por correções específicas.

  • Fixo comum: Consiste em bandas, fios e braquetes. As bandas são fixas em volta de dentes posteriores e servem como uma âncora. Os braquetes são colados nos dentes que serão movidos e ligados à banda pelo fio em forma de arco. Aperta-se o arco para exercer uma força de tração nos dentes e os movê-los.
  • Fixo especial: Utilizados como último recurso, por conta do desconforto, esse modelo é indicado para controlar o hábito de chupar dedo ou a língua presa. São fixos aos dentes através de bandas.
  • Mantenedor fixo de espaço: Caso um dente de leite caia antes do tempo, esse aparelho é implantado para preservar o espaço que o permanente irá utilizar quando substituir o dente que caiu. 


Dentre os móveis nós temos uma variedade maior. São eles:

  • Niveladores: Uma alternativa para os fixos comuns, utilizado em adultos. Este modelo não utiliza fios ou braquetes e pode ser removido para refeições e higiene bucal.
  • Mantenedores móveis: Têm a mesma função dos modelos fixos, mas não são presos a uma banda. Uma base de acrílico se encaixa na mandíbula, mantendo seu espaço.
  • Reposicionador de mandíbula: São utilizador no maxilar superior ou na mandíbula, fazendo com que a arcada feche na posição correta, utilizados para corrigir disfunções da articulação temporomandibular.
  • Amortecedor de lábio e bochecha: Os lábios e bochechas podem exercer certa pressão nos dentes, então este aparelho é utilizado para aliviar a pressão.
  • Expansor palatino: Utilizado para alargar o arco da mandíbula superior, ele é encaixado sob o céu da boca e exerce uma pressão sobre a placa e força os ossos do palato a se abrirem.
  • Contentores móveis: Colocado no céu da boca, este modelo previne que os dentes se retraiam à posição anterior e comprometam o tratamento.
  • Aparelho extrabucal: Sustentado por uma faixa em volta da nuca, e ligado à ela por um elástico, este aparelho retarda o crescimento da mandíbula e mantém os dentes posteriores em sua posição, enquanto os anteriores são corrigidos. 

O seu dentista indicará qual é o melhor aparelho para corrigir o seu problema, de acordo com o seu perfil médico. É possível, também, que você utilize mais de um tipo de aparelho.

FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube