Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Alimentos e práticas abrasivas ao dente.

Publicado em: 08/08/2016

Os cuidados com os nossos dentes devem ser constantes, e vão muito além de simplesmente escovar os dentes. Veja algumas práticas e alimentos que não ajudam na saúde dos dentes:

  • Roer as unhas: Essa prática desgasta os dentes, causa trincas e lascas, além de danificar o esmalte. Além disso, bactérias alojadas nas unhas podem causar infecções.
  • Mastigar de um só lado: Isso causa um desvio na arcada, desequilibrando o desenvolvimento da parte óssea, do maxilar e da mandíbula. Isso gera alterações na face e erros no posicionamento dos dentes, que entram em contato entre si e corroem o esmalte.
  • Usar escovas ruins: Escovas com cerdas muito duras causam danos na gengiva e corroem o esmalte dos dentes, tornando-os sensíveis.
  • Alimentos duros: Nós já mencionamos aqui que alimentos fibrosos e rígidos podem trazer benefícios aos dentes. Mas alimentos muito duros, como balas, pé de moleque e torresmo podem causar trincas, lascar o esmalte e até mesmo quebrar os dentes.
  • Abusar de clareadores: Clareadores dentais devem ser usados sob orientação médica e com moderação. O uso excessivo do produto pode causar corrosão dos dentes.
  • Deficiência de Cálcio e Vitamina D: Estes dois nutrientes são essenciais para os dentes. A Vitamina é responsável pela formação dos dentes, enquanto o Cálcio mantem os dentes e o esmalte renovados e fortes.
  • Café e suco de frutas ácidas: Apesar de trazerem outros benefícios, os ácidos presentes nestas bebidas corroem o esmalte do dente, principalmente o café.

Cuidar da boca é uma prática constante, por isso que a informação é tão importante.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube