Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Como dentes saudáveis ajudam a melhorar a respiração

Publicado em: 14/06/2017

Fazer tratamentos ortodônticos é ótimo para melhorar a estética. As pessoas se sentem mais bonitas, mais confiantes e felizes. Mas não é para isso que servem esses tratamentos. Ter dentes alinhados e bem posicionados pode melhorar a qualidade de vida em outras formas. Além da fala e mastigação, corrigir o sorriso ajuda a respirar melhor.

A respiração acontece com a passagem de ar pelo nariz ou pela garganta. Para respirar bem é preciso que as vias estejam abertas o suficiente. Acontece que pessoas com os dentes desalinhados podem ficar com o maxilar mais para trás do que deveriam. Isso causa dificulta a entrada de ar e causar problemas sérios.

Um exemplo é o ronco. O problema é causado pela obstrução parcial da garganta quando alguém está dormindo. Caso não seja tratado, o ronco pode evoluir para a apneia do sono, que é quando a respiração é totalmente obstruída e o paciente fica por alguns segundos ou até minutos sem conseguir respirar. Isso pode acontecer várias vezes durante a noite e o pior de tudo: não lembram disso no outro dia.

Existem várias técnicas que ajudam a respirar melhor. Além dos tratamentos ortodônticos para alinhar os dentes, existem aparelhos feitos para melhorar a respiração durante o sono. Para casos mais extremos, ainda é possível fazer uma cirurgia para corrigir a posição das vias aéreas. 


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube