Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Dieta que fortalece o dente

Publicado em: 02/05/2016

O nosso corpo é um organismo complexo. Com diversos sistemas, órgãos e tecidos, nós precisamos ingerir quantidades diversas de variados nutrientes, diariamente, para manter o seu pleno funcionamento.

Com os dentes não é diferente. Diversos problemas são causados pela falta de cuidados, higiene ou nutrientes nos dentes. Estima-se que apenas 53% dos brasileiros fazem uso diário de escova com pasta e fio dental, isso acarreta em uma média de 2 a cada 5 brasileiros com mais de 60 anos que perderam todos os dentes e 88% da população com cáries.

O que deveria ser rotineiro acaba sendo negligenciado, causando diversos danos à saúde bucal. Apenas 44% da população consultou um dentista no ultimo ano, agravando ainda mais problemas existentes e dificultando tratamentos.

Para ajudar no controle de problemas bucais, alguns alimentos devem ser inseridos, retirados ou consumidos moderadamente dentro da sua dieta. Aipo é um vegetal fibroso que auxilia na limpeza dos dentes, assim como sementes de gergelim. Já refrigerantes e doces como balas e pé de moleque devem ser retirados, pois o açúcar presente causa o aparecimento de cárie, corroendo o esmalte.

Mas se for substituir o refrigerante por suco de frutas cítricas (como laranja) beba com moderação, pois o ácido presente corrói o esmalte. Café, chás e vinho tinto mancham os dentes e também devem ser consumidos com limites.

Dois alimentos são muito importantes para a saúde bucal. A batata doce, assim como a cenoura, tem grande concentração de vitamina A, que promove a mineralização dos dentes. Outro alimento é o pimentão vermelho, rico em vitamina C, que promove saúde gengival.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube