Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Estou mastigando certo?

Publicado em: 21/06/2017

Mastigar os alimentos é algo que as pessoas fazem desde o começo da vida. É uma ação que não ganha atenção. Afinal, não existe jeito correto para mastigar, certo? Errado! Mastigar errado pode trazer inúmeros problemas para o organismo, como: dores de cabeça, problemas intestinais, insatisfação e etc. 

Para saber se você está mastigando de forma correta, fique faça as seguintes perguntas:

Quantas vezes estou mastigando?

Essa é um dos principais erros na hora de comer. Muitas vezes pela pressa ou até por hábito mesmo, as pessoas comem rápido sem mastigar direito. A mastigação é a primeira etapa da digestão. Os alimentos precisam ser quebrados o máximo possível, caso contrário o estômago fica sobrecarregado para digestão. Assim a pessoa come mas não se sente satisfeita. O recomendado é mastigar algo em torno de 30 vezes (ou até o alimento estar bem triturado) e não exagerar na mordida. Uma dica é largar os talheres e se concentrar enquanto está mastigando.

Qual dente estou usando para mastigar?

Os dentes são de tamanhos e formas diferentes. Isso acontece pois cada um tem a sua função. Então é importante fazer bom uso deles para poder absorver bem os nutrientes do alimento. Os dentes incisivos (da frente) servem somente para cortar ou rasgar os alimentos durante a mordida. Os pré-molares (que vêm depois dos caninos) são responsáveis por transformar os pedaços grandes em partes menores. Já os molares, que são aqueles dentes lá do fundo, trituram os alimentos na parte final da mastigação.

Além disso, é preciso usar os dois lados da boca para mastigar. Mastigar apenas de um lado pode sobrecarregar os dentes. Respirar pela boca enquanto está comendo é um dos motivos para isso acontecer. A pessoa mastiga de um lado e deixa o outro livre para a entrada de ar. Isso deve ser evitado.

Estou tomando líquido enquanto como?

Este é mais um hábito muito comum que pode ser prejudicial. Beber líquidos durante as refeições facilita para engolir pedaços maiores de alimentos. Isso deixa a mastigação preguiçosa, já que não é preciso mastigar muito para comer. E assim, mais uma vez, o estômago fica sobrecarregado e a pessoa não se sente satisfeita. O ideal é não tomar mais do que um copo de água (sem gás).


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube