Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Não escove os dentes depois de comer, veja o porquê

Publicado em: 18/04/2017

Você deve estar achando que sua vida inteira foi uma mentira, não é mesmo? Calma, não é bem assim. Desde de pequenas as pessoas são ensinadas que escovar os dentes logo após comer faz bem. E realmente faz, porém não é o mais indicado.

A escovação é a parte principal da higiene bucal, que é a melhor forma de prevenir várias doenças nos dentes e gengiva. A escova e o fio dental devem ser seus companheiros para a vida toda. Dito isso, vamos para a parte que interessa.

Quando comemos determinados alimentos, a nossa boca fica ácida. Isso acontece tanto pela acidez dos alimentos quanto pelos microrganismos que estão agindo dentro da boca. Com a escovação, o ácido é espalhado pelos dentes e com o tempo ajuda a desgastar o esmalte dentário. O esmalte é a proteção do dente contra praticamente tudo que faz mal. Então esmalte desgastado pode gerar problemas como cárie, por exemplo.

Aproximadamente 30 minutos após a refeição é o tempo ideal para escovar os dentes. Assim a saliva consegue amenizar os ácidos na boca e o dente sente menos impacto. Mas tome cuidado: ao demorar mais do que isso o prejuízo é bem maior, pois a placa bacteriana fica mais ativa e intensifica os danos aos dentes.

Essa dica é difícil de seguir com a correria do dia a dia, onde muitas vezes se tem pouco ou nenhum tempo para cuidar da escovação. Sempre é melhor escovar logo após comer do que não escovar. Uma alternativa é tomar alguma bebida alcalina, como o leite, que ameniza os efeitos de ácidos.

Dica bônus: Quando for escovar os dentes não enxague a boca. Cuspa o excesso de pasta de deixe o flúor do creme dental agir por uma meia hora na sua boca.



FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube