Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

O que é bruxismo?

Publicado em: 27/05/2016

O bruxismo é uma doença caracterizada por um forte ranger ou apertar dos dentes. Esse ato acontece mais frequentemente durante o sono, mas algumas pessoas fazem até durante o dia e pode causar dores de cabeça ou na mandíbula.

Há também outras consequências para o bruxismo, como a destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva, causar dores musculares ou perda dos dentes, problemas na ATM e rachaduras no esmalte.

Muitas vezes as pessoas não associam os sintomas iniciais (dores de cabeça e nos maxilares) com o bruxismo, sendo notado apenas quando outras pessoas escutam o forte ranger de dentes ao dormir. Exames de rotina no dentista também podem acusar a existência do problema.

O tratamento para o bruxismo dependerá da sua causa e do estágio do problema. O dentista, após o diagnóstico, pode proceder das seguintes formas:

Recomendar o uso de um dispositivo durante o sono, ajustado aos seus dentes e impedindo o ranger. Porém, o dispositivo não é uma cura.

Desenvolver meios de relaxamento, uma vez que o bruxismo pode ser causado por estresse diário. Aliado à isso, aplica-se compressa morna sobre a musculatura afetada, receitar medicamentos específicos alopáticos e homeopáticos, uso de toxina botulínica (botox), acupuntura, agulhamento.

Reduzir a exposição errada de algum, ou alguns, dentes que causam atrito durante a noite.

O bruxismo pode ter diversos tratamentos, mas são simples se comparados aos tratamentos para as consequências que o bruxismo causa. Esteja atento e realize exames de rotina.


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube