Blog da HA
HA odontologia - Joinville SC

Por que é importante fazer a limpeza no dentista?

Publicado em: 08/05/2017

Muito se fala sobre a importância em visitar o dentista regularmente. Um dos procedimentos mais comum é a limpeza dos dentes, ou profilaxia. Mas afinal, porque é necessário ir até o dentista para fazer a limpeza? A resposta vem com uma só palavra: tártaro.

Na mitologia grega, o Tártaro é o lugar mais profundo que existe. É para lá que vão os piores seres de todos. Na odontologia é mais ou menos parecido. O pior inimigo de uma boca saudável é a formação de tártaro.

Quando comemos, pequenos restos de alimentos ficam no espaço entre os dentes. Quando não é feita a limpeza correta da boca (ou seja, fio dental) esses alimentos atraem bactérias. É a famosa placa bacteriana. Essa placa só vai crescendo ao longo do tempo. O contato com a saliva e outros minerais faz essa placa endurecer. Quando chega num certo ponto, não existe mais como limpar essa placa. O único jeito então é quebra-la. Este é o tártaro.

Para identificar é bem fácil. Você pode abrir a boca e olhar no espelho. Geralmente o tártaro fica na parte de trás dos dentes da frente e tem uma cor amarelada. O tártaro, também chamado de cálculo dental, ocupa o lugar da gengiva conforme vai crescendo. Isso deixa a dentina (uma parte do dente que não tem proteção) exposta. Diversos problemas surgem a partir disto, como cáries, sensibilidade, gengivite e em casos avançados a periodontite (perda dos dentes).

Durante a limpeza, o dentista usa um aparelho com ultrassom para quebrar e remover o tártaro e a placa. Além disso, são usados instrumentos para raspar qualquer resíduo dos dentes. É feito um alisamento do dente, para que ele acumule menos placa. Ainda pode ser aplicado uma solução de flúor concentrado, que vai dar proteção para extra para os dentes.

Ir ao dentista fazer limpezas periódicas evita o aparecimento de muitas doenças muito mais graves do que o tártaro e placa. Boa parte das doenças podem ser evitadas em casa. Por isso é importante fazer a higienização correta da boca, com fio dental para alcançar espaços onde a escova não chega.   


FACEBOOK:



YOUTUBE:

acesse nosso canal no youtube