
Os refrigerantes como conhecemos hoje em dia já existem há mais de 130 anos, quando o farmacêutico americano John Pemberton inventou o refrigerante que seria o mais famoso do mundo até hoje, a Coca-Cola, em 1886. Entretanto, as bebidas gaseificadas ficaram populares no Brasil apenas em meados dos anos 30.
A resposta é bem simples: ambos fazem mal para a aparência e saúde dos dentes. A maioria esmagadora dos refrigerantes são ácidos e cheios de corantes, o que pode afetar a coloração dos dentes. A acidez das sodas desgasta o esmalte dos dentes, fazendo com que a pigmentação dos corantes entra mais facilmente nos dentes, manchando-os. Além disso, a acidez e o enfraquecimento do esmalte deixam os dentes mais propícios à cáries. O açúcar pode simplesmente só servir de alimento para essa possível cárie, caso a pessoa que consumiu a soda não escove os dentes após ter bebido.
Então, se você pensa que beber refrigerante dietético preserva os seus dentes, você está enganado. Se o seu objetivo é manter uma aparência e coloração ideal dos dentes, opte por beber outros líquidos, como água e sucos naturais.